Sistema de Avaliação

POR Educação - MTO 01/08/2011

Sistema de Avaliação

Processo Avaliativo

 

O processo avaliativo será visto sob a ótica em que educador e educando, numa relação dialética, construirão a aprendizagem. Sendo ambos sujeitos desse processo de construção, utilizarão diferentes códigos, considerando as diferentes aptidões dos alunos.

 

A avaliação será um processo contínuo e somativo, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, realizada por meio de observação sistemática e outros variados instrumentos de verificação da aprendizagem.

 

Na Educação Infantil, 1º ano, 2° ano e 3° ano do Ensino Fundamental, a avaliação será descritiva e terá característica diagnóstica. Se processará através da observação sistemática, acompanhando o crescimento da criança, nos aspectos cognitivo, afetivo, social, físico e psicomotor.

 

Recuperação de Estudos

 

A recuperação será paralela e contínua. Paralela no sentido de recuperar os conteúdos no decorrer do bimestre através de aulas normais e extras (organizada e disponibilizada pela unidade escolar), com a realização de uma nova avaliação escrita ao término do bimestre ou início do próximo para recuperação da nota da avaliação escrita; e contínua por recuperar a nota até o início do próximo bimestre no que se refere a trabalhos e pesquisas, depois de retomados os conteúdos.

 

 


Critérios de promoção

 

 A passagem do aluno da Educação Infantil – Jardim II, para o 1º ano do Ensino Fundamental, é automática, atendendo às exigências da idade cronológica prevista para cada nível e da maturidade cognitiva e emocional conformes descritos no PPP – Projeto Político Pedagógico.

 

A avaliação do 1º, 2°  e 3° ano do Ensino Fundamental é diagnóstica, participativa e formativa, com tratamento pedagógico diferenciado, devendo os alunos ser avaliados mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem objetivo de promoção, sendo possível de retenção em casos excepcionais.

 

A partir do 4º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, os resultados da avaliação serão sintetizados em notas bimestrais.

 

Os resultados da avaliação serão comunicados aos pais ou responsáveis, através de Boletim Escolar.

 

Para a promoção, o aluno deverá ter média final igual ou superior a 6,0 e frequência no mínimo de 75% sobre o total de horas letivas. Não havendo abono ou justificativas de ausências salvo afastamento médico e cabível legal.

 

A Escola oferece recuperação final ao aluno com média anual abaixo de 6,0 após o último bimestre letivo, em até 3 disciplinas. Acima disso, o aluno é retido na série em que está.